Chanuká (Festa das luses)

22/11/2017 12:19

 

A festa judaica de Chanuká, também conhecida como Festa das Luzes ou Festa da Dedicação (João 10:22), celebra a purificação e rededicação do Templo de Jerusalém pela família de Yehudah (Judas) Macabeu no ano de 167 AC. Diferente da crença popular, “Macabeu” não era o sobrenome de Yehudah e seus irmãos (“filhos de Matatias”).


Então o que significa o nome “Macabeu”? Aparentemente Macabeu era o apelido de guerra de Judas e é um acrônimo (m.k.b.i) para as palavras "MiKamocha Ba-elim Adonai": “Quem é como tu, Adonai, entre os deuses?” (Êxodo 15:11, JPS). Por que eles escolheram um verso do Cântico de Moisés como base para sua identidade? Este cântico de louvor celebra a derrota do poderoso exército egípcio enquanto o povo atravessava o Mar Vermelho, o exemplo perfeito do fraco superando o forte.

Mas muito mais que isso, este cântico faz uma referência explícita ao Templo de Jerusalém: “o lugar, Ó Senhor, que tu fizestes de moradia, o santuário, Ó Senhor, que tuas mãos estabeleceram.”(Êxodo 15:17, JPS). Nas suas batalhas contra os Selêucidas, os Macabeus se inspiraram com a história mítica do Êxodo, esperando pelo dia em que Deus "os plantaria na montanha de sua herança definitivamente”.

Quando os finalmente os macabeus reconquistaram Jerusalém e consequentemente o Templo, descobriram que não tinha óleo suficiente para manter a Menorá acesa por mais que um dia, eram necessários vários dias para a composição deste óleo especial. Então ocorreu o milagre da multiplicação do óleo, aquela pequena quantidade que seria consumida em um dia, durou oito dias!!! Por isso a festa dura oito dias até hoje.

Como vimos na passagem do Evangelho de João 10:22, Yeshua (Jesus) celebrou esta importante Festa. Infelizmente a cristandade hoje não celebra esta festa, pois foi substituída pela festa do dia do deus sol, 25 de Dezembro. Como ninguém sabe ao certo o dia em que Yeshua nasceu,  o dia do deus sol passou a ser considerado o dia que o Senhor veio ao mundo em forma de uma criança. Porém devemos saber que Ele nasceu durante o Censo decretado por César Augusto, por volta do ano  4 a.C. e o Imperador não era tão louco para fazer um censo durante o Inverno. A data mais provável do nascimento de Yeshua é durante a Festa de Sukôt (Tabernáculos) que normalmente ocorre entre os mêses de Agosto e Outubro.

 

Rabino Messiânico Jaime Araujo